19/02/2009

Pressão do Grupo


Pressão do grupo... Quantas vezes você já se sentiu pressionado por seus amigos para fazer " o que está rolando por aí?" A pressão do grupo pode ser boa ou má, mas uma coisa é certa: ELA É PODEROSA! Uma pesquisa constatou que a pressão do grupo é uma das influências mais poderosas para modelar aquilo que você acredita. O que faz a pressão do grupo ser poderosa é o fato de que todos queremos ser aceitos. A defesa de sua fé ou seus princípios pode colocá-lo em uma posição impopular.

44 comentários:

  1. Apoiado. Por mais que as pessoas digam que não cedem às pressões do grupo, que isso não existe, que se você não quiser, ninguém te obriga a fazer, É MENTIRA!!!!! E eu sei que é difícil. Para não ser debochado e ridicularizado, de um jeito ou de outro, cedo ou tarde, você acaba cedendo às pressões do grupo se não estiver firmado e CONSCIENTE de sua fé em Jesus. Certa vez, fui pega falando mal e pelos cotovelos de uma outra pessoa. O que fazer? Como me defender? Sem chance. Nossas atitudes falam muito a respeito da pessoa que somos.

    ResponderExcluir
  2. é uma luta diária isso na escola, com os amigos do prédio... Todos, até os adultos, somos pressionados a fazer isso ou aquilo para sermos aceitos!
    As vezes vc quer tanto ser aceito que faz coisas que jurou nunca fazer... Mas qual caminho seguir?
    Que eu e você busquemos aceitação na Fonte certa que é Jesus!

    ResponderExcluir
  3. Acredito que os servos de Jesus possuem uma nova vida...uma das qualidades que passamos a ter é sermos sal. Não que você passe a ser um sal tipo o de cozinha, mas da mesma forma que o sal faz diferença (deixa a comida mais saborosa)todo servo de Jesus precisa ajudar os seus amigos, conhecidos e qualquer pessoa que estiver a sua volta perceberem que Jesus é a pessoa mais importante da nossa vida. Ao invés de ser levado pelo grupo a fazer coisas erradas (que desagradam a Deus) vamos ajudá-las perceberem o amor de Jesus para que as suas vidas seja mudadas. O Salmo 1 nos dá algumas dicas para não ceder a pressão do grupo. Nossa slogan como servos de Jesus é: Amamos todas as pessoas mas não concordamos com os seus erros. O desafio está lançado... Ajude as pessoas a conhecerem a Jesus e não entre em esquemas furados!

    ResponderExcluir
  4. É muito difícil não ceder a algumas pressões dos nossos amigos, principalmente porque pensamos "são a minha galera, são eles que me entendem...". Também passo por isso, mas não é impossível resistir. Somos diferentes e podemos influenciar mais nossos amigos do que simplemente sermos levados pela maré. Lembre-se sempre: Jesus nos ama muuuuito!!!

    ResponderExcluir
  5. EssA serie vai BoMbAR!!!
    A Amizade é algo muito forte e, dependendo do seu temperamento, ela pode bagunçar tudo o que você já aprendeu, como respeito, amor ao proximo, justiça e muito mais, pode até mesmo abalar nossa fé em Jesus...qdo alguem nos escolhe como amigo, é um grande privilégio, mas ao mesmo tempo uma grande RESPONSABILIDADE, pois devemos estar seguros de tudo que somos, da nossa fé e dos nossos valores, para que desta forma possamos aproveitar a VERDADEIRA amizade.
    "Muitos amigos levam para o perigo, mas existem amigos mais queridos que um irmão" Pv 18:24

    ResponderExcluir
  6. Você costuma pensar o que o grupo pensa, fazer o que o grupo faz, dizer o que os outros dizem? Cuidado!!! Muitas vezes nossa galera nos leva a fazer, pensar e dizer coisas que vão contra o que Deus nos ensina na sua Palavra. É muito difícil ir contra a nossa galera - é como remar contra a maré - você rema, rema, rema e não sai do lugar. Mas, com Jesus tudo fica mais fácil. Quando se encontrar numa situação difícil pergunte - Jesus agiria desta forma? Jesus diria isto? Jesus iria a este lugar?
    Da próxima vez que for influenciado pelo seu grupo a agir de maneira contrária a Palavra de Deus diga NÃO!!!
    “Mostra-me, Senhor, os Teus caminhos, ensina-me as Tuas veredas; guia-me com a Tua verdade e ensina-me, pois Tu és Deus, meu Salvador, e a minha esperança está em Ti o tempo todo” Salmo 25:4 e 5.

    ResponderExcluir
  7. Tiu jef jef ^^'

    *De mais esta nova serie,é benção na vida da galerinha! é muito importante mostrar a eles que com Jesus podemos ser influencia positiva para nossos amigos,e não ceder a pressão da turma que tem uma visão distorcida do que é bom ou ruim!
    Eu mesmo conhecendo a palavra de Deus sabendo o que era bom para mim, acabei cedendo ao grupo de amigos, e isso quase destruiu a minha vida!
    Hoje sou influencia positiva !
    Que benção poder ver Deus agir nesta área na vida de cada junior.Quando olho pra estes juniores, logo me vem a frase " o melhor de Deus ainda esta por vir"....Em nome de Jesus \0/

    xD

    jef jef fuiiiiiiiiii

    ResponderExcluir
  8. verdade....a pressão é grande...e por todos os lados....Mas GRAAAAANNNNDEEEEEE mesmo é o nosso DEUS, se o nosso foco for ELE, vamos influenciar e não ser influenciados.....
    Vamos fica firme em Jesus
    Paty Borges

    ResponderExcluir
  9. ééé a pressão do grupo é algo muito forte, que pega mesmo, principalmente quandonão estamos firmados no que a palavra nos ensina.. eu mesma antes de conhecer jesus fui muito precionada pela galera, principalmente na escola...é muito dificil dizer não, pois os convites são muitos,e pra coisas bem interessantes, mas temos que ser luz em todos os lugares e ajudarmos nossos amigos para que eles não entrem mais a dentro da escuridão..

    ResponderExcluir
  10. pois é!!!a pressão do grupo é muito perigosa as vezes eu sei como é pq eu tenho isso na minha sala!!muitas vezes as meninas ficam forçando outras meninas a ficarem com os meninos tipo eu não acho isso legal pq alem de não ser dahora agente nao ta na hora de namorar!!eu acho que a pressão do grupo pode ser perigosa mas as vezes pode até ser bom pelo lado de ser de DEUS o nosso verdadeiro papai Ele muitas vezes fica fazendo pressão para agente fazer coisas boas e agente não aceita e vai lá e faz coisa errada!
    É isso aí o meu comentário, valeu gente e em nome de Jesus que ele abeçoe a vida de todo mundo\o/!!!
    Luh

    ResponderExcluir
  11. tioos gostei muito desse assunto só que pra falar a verdade não consigo ser 100% certinha, é muito dificil tipo a minha mãe mente muito, como eu não vou mentir, se cada vez q alguem liga em casa sou "pressionada" a mentir :(
    ninguem merece... e outra coisa na escola ta cheio de gatinho e eu as vezes tenho vontade de fika pra sabe como é :) e minhas amigas dizem q eu sou boba!

    Laah

    ResponderExcluir
  12. Bom eu sofro o tempo todo pressão negativa (infelizmente),e as vezes as positivas (Mas nao sao muitas nao hein !)
    Tipo : Na escola se agente é C.D.F , agente se da mal , e se agente é Burro também sofre;Entao eu fico sem entender,nada o que eles querem entao eu prefiro ser eu.Se agente nao fica com um menino ou se eu nunca fico com um menino os alunos da minha sala começam a Zuar com eu.
    Em casa : Pressão da minha Irmã mais velha ,ela vai fazer 16 anos e por ser mais velha ela manda muito em mim mais eu nao obedeco(logico) e assim ela começa a me xingar que eu sou isso e aquilo ¬¬'.
    E falando na minha irmã presciso muito de ajuda para me entender com ela !

    Benção para toda a equipe do Junior Five :)

    ResponderExcluir
  13. ixiii... tio de ontem foi Deus falando comigo, benção mesmo!!! muitas vezes fiko desaminado em ser diferente, pke todo mundo quer me zoar, eu gosto muito de estudar alias acho todos deveriam estudar mais, pke nos temos a mordomia de só fazer coisas legais não precisamos trabalhar, só que as vezes me sinto um ET, não consigo faze amigos na escola e eu queria ter amigos e ser uma pressão positiva mas não sei como faze isso alguem me ajuda!!! Não gosto de nada que eles gostam! Como eu faço então????

    vlw brothers, minas e tios do JF

    Lucas

    ResponderExcluir
  14. é a pressao do grupo realmente e bem perigosa!
    la na minha sala,o tipo de pressao que eu passo e de ficar com um menino!
    tipo e nao começou esse ano nao, e desde a quarta serie!
    tipo,toda vez q ele pergunta pra mim se eu quero ficar com ele,e eu digo nao!
    vem aquele monte de gente,falando:
    -meu vc é loka?
    -vc disse nao pra ele,ele e mor gatinho,vc e doida....
    tipo ai eles vem com aquela conversinha:
    ah todo mundo fica,pq vc tem que ser diferente??

    tipo eu sempre ouço essa frase,quando o povo da minha sala quer fazer coisa errada e eu nao quero ir junto!

    isso e uma pressao i tanto na minha vida!
    tem hora q sei la,tenho vontade de sair correndo!

    bom esse e o meu comenterio....


    GABI

    ResponderExcluir
  15. pressao de grupo,bom alem de eu passar na escola passo em casa tbm com o meu irmao!
    a diferença entre eu e o meu irmao é de 1 ano e 9 meses,bem pequena ne?
    tipo e ele pensa que pode mandar em mim!

    ele na maioria das vezes pensa que sempre pode conseguir o que...
    ele vive me xingando,me bate... nao vou dizer que sou santinha,pois sou uma ser humana,ja bati nele varias vezes...
    mais o que me encomoda mais e saber que ele para meus pais "ele sempre tem razao".
    E que quando ele faz algo errado,eu tenho que entender,e fica queta,pq ele e mais novo...
    meu o menino vai 11 anos,e praticamente nao faiz nada em casa!

    eu presiso de ajuda,para essas duas coisa:

    -escola
    -e em casa com meu irmao!
    tipo gostaria de entender mais meu irmao,pois sei com o que tah acontecendo em casa entre mim e ele nao tah agradando Jesus!

    esse e o meu 2 comentario....

    GABI

    ResponderExcluir
  16. No momento estou passando por uma grande pressão das minhas amigas de classe,que me pressionam a fazer parte de um grupo de dança que precisa ser formado para nota em expressão corporal. A letra da musica que elas decidiram dançar chama-se Paranóia,e o video é depressivo,escuro e opressivo. Disse a minha professora que não posso dançar isso e ela me ameaçou tirar ponto da minha média. Meus pais me apoiam a ficar com nota mais baixa do que me envolver com coisas obscuras que me farão mal. Eu fiquei com tanta dúvida que entrei e saí 6 vezes. É DURO QUANDO EU SOU DESPREZADA PELO GRUPO E AINDA RIDICULARIZADA POR QUERER SER DIFERENTE!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Agora estou vendo que ficar do lado de Deus traz muito incomodo para os que não estão nem aí.

    Beatriz Almeida Oliveira.

    ResponderExcluir
  17. é isso tio nao é facil viver nesse mundo cheo de tentaçoes tipo ja fui ´´vitima´´ de muitas tipo como na influencia musical e estilo de se vestir e vida.
    nao é sair dessa mas devagarzinho eu consigo.

    ResponderExcluir
  18. gostei muito do site,e nesse momento estou passando por uma pressao do grupo meus amigos querem que eu fique com uma menina mas eu nao vou
    pois sirvo um deus e sei que ele nao faria isso se estivesse em meu lugar

    ResponderExcluir
  19. Tios eu sofro uma pressão muito grande da minha mãe pra ajudar ela arrumar a casa, eu gosto de ajudar, mas ser empregada do meu irmão não está certo ele é um ano mais novo do que eu e não faz nada, não é justo eu ter que arrumar até a cama dele, recolher a cueca suja do banheiro, poxa ele tem 11 anos! As vezes tenho vontade de ter nascido homem, pq enquanto mora na casa dos pais não fazem nada!
    Fico de castigo, mas prefiro não arrumar a cama dele.

    Natalia

    ResponderExcluir
  20. Vou postar o comentario da minha amiga Viviam pq ela não tem net...

    A Vi é uma graça queria ser como ela, é aquela menina que leva Deus a serio, fikei surpresa em saber que pessoas como ela, como a tia do pg, como eu sofre tbeim pressão do grupo, a diferença é que elas sabem separar o que é fria e o que é legal e eu ainda não! Hoje sei que sou uma influencia negativa...
    Mas vamos ao que interessa o depo da Vi

    Tias e Tios

    Meu nome é Viviam, tenho 12 anos e estudo em escola publica, é muito dificil conviver com pessoas que não tem Jesus, é triste ver que as meninas da minha idade ficam com os meninos, e que os meninos não respeitam elas... então resolvi ser diferente, procurei ajuda da tia da igreja pq minha mãe disse que sabe como me ajudar, a tia me mostrou uma passagem muito legal que eu uso hoje como referencia para conversar com as meninas da minha sala(Eclesiastes 3), oro para que elas mudem, sei que eu não sou perfeita o tempo todo mss procuro transmitir a Luz de Cristo e é legal ver que as pessoas percebem que eu sou evangelica sem eu precisa falar, sempre que eu posso levo uma amiga da escola para a igreja.
    Obrigada Vivi.

    ResponderExcluir
  21. Ah.. a pressão do grupo está muito na minha escola pq tipo, te meninas q danção funk e isso não acho legal pq agente tem q dança pra Deus e não pro mundo q esta aii..!
    elas forçam e muitas amigas minhas forao na delas, quando elas me pedem eu falo eu não gosto... Mais dai eu oro todos os dias pra que elas não me pessam pq eu só danço pra Deus.

    Bia *-*

    ResponderExcluir
  22. Olá!!
    gostei muito do site e do tema do mês, pois também podemos compartilhar com outros juniores a "pressão do grupo" que tenho porque outros juniores podem ter também.

    Bom vamos ao que interessa a "pressão do grupo" que sinto, muitas pessoas podem também ter, a pressão que passo e com algumas amigas que tenho no colégio novo é de mentir para as professoras, mas ja tive isso no meu colégio antigo, mas lembro-me do Senhor e não minto .

    Já na igreja a pressão é positiva, nós comversamos sobre o acampamento, sobre a mensagem e mais coisas que não prejudicam a nossa vida.

    E é isso, nós sofremos muitas pressões negativas, mas támbém recebemos pressoes positivas, mas se estivermos conectados no Senhor nós conseguiremos seguir em frente.

    OBRIGADO PELA OPORTUNIDADE !!

    Ester Martins da Silva Belo.

    ResponderExcluir
  23. Olá Tios. A preção que sofria em minha vida foi na ano passado, logo quando mundei de escola havia algumas meninas que elas ficavam me presionando para mim ficar com alguns garotos e eu sempre disia não, ai ela me zoavam muito mas aprebrei lidar com essa situação e não me deixar levar pela preção .

    O outro tipo de preção que sofro é ai na igreja mesmo por incrivel que pareça , sofro essa preção na época do acampamento os tios ficam me fazendo um preção enorme se vou ou não vou no acampa e isso me deixa mal.

    ResponderExcluir
  24. E as pressões pra gente se vestir, andar e falar de determinado geito, ter isso ou aquilo? É isso q a moda faz com a gente...
    Você tem passado por isso?

    ResponderExcluir
  25. Assim, eu sofro com uma pressão, tipo assim, diferente. Porque na escola tenho 2 amigas muito legais, mas elas brigam entre si, e uma fica falando pra mim: vc ainda naum percebeu? ela fica brigando comigo e ela é muito chata, sai de perto dela, mas eu sei que isso é errado, que devemos ser amigos de todos mas elas me fazem a mesma coisa todo dia! E hoje brigaram porque eu queria sentar num lugar e ela no mesmo aí a minha otra amiga fala: aí é o lugar dela! e elas brigam denovo...Isso me chateia e eu naum sei o que fazer...
    Otra coisa é que minhas amigas estão falando muito em ficar, e eu sei que é errado, mas um dia minha amiga chegou assim em mim: ei, vc acha que eu fico com aquele garoto? Eu naum sabia o que dizer, porque se eu dissese sim, estaria dando a pressão negativa e fazendo o que é errado, se dissese não, estaria certa mas ela me zoaria, e eu sai correndo literalmente! Ela naum entendeu e ficou magoada...Já falaram pra mim ficar com alguém e eu também sai correndo, pq eu disse não e tive medo de ser zoada...
    Outra coisa: assim, eu sei de mtas coisas, vou bem nas provas e tal... mas todos me chamam de nerd, e e ficam me pedindo cola, eu falo não e e ficam me zoando, tipo, nerd e certinha, ai que menina mais chata!
    E eu me sinto mal por causa disso, na escola, é difícil ficar ouvindo isso, dá vontade de fazer tudo errado pra pararem, de me zoar! me ajuda...
    Mas as mensagens tem sido boas e ajudado bastante nisso e na vida! brigada!:D


    :D Deus é tudo!

    ResponderExcluir
  26. é galera esse negocio ta pegando mesmo hem,muito legal vcs estarem comentando...nós adultos tambem passamos por isso, na vizinhança, na familia....as vezes somos presionados para participar de reunioes, festas,que nao nos vao fazer bem, tipo, pessoas bebem, ouvem musicas que nao sao legais pra cristao ouvir, fazem comentarios de outras pessoas.... e se nos nao participamos eles tambem falam que somos caretas, tiram com a gente... os nossos parentes começam ate se afastar de nos por que nao gostamos de fazer parte de certas coisas... mas maior é nosso DEUS, nao temos que nos preocupar em agradar os outros e sim a ELE, que é maior que tudo isso, fiquem firmes galera,valeu!!!!

    ResponderExcluir
  27. sobre o que fala..... eu vi todos colocando ta vou falar sou catolica e gostei desse site bele

    ResponderExcluir
  28. Oii tioooss doo juniorr fivee !!
    anoo passado sofrii uma presao do gupoohh .. em relacao ao modo de se vistir ... falarr ... andar ... ee mtoo maiiixxx .... sempre pedia a minha mae cooisa kii nao pareciam comigoo ... e minhaa mae sempre me alertando ... atee kii caii na real ... naoo importam ki as pessoas pensao di mim ... falam de mim ... mais sim o kii Deus tem para mim !!!

    Bjuxxx !!!
    xauu ...
    by: Tamara ...

    ResponderExcluir
  29. OII
    Ja sofri varios tipos de preçao,
    um deles foi q um dia cheguei em casa,
    ta tudo certinho, fui mecher no
    pc e o meu primo estava mechendo, ta
    até ai ta bom, quando fui ver ja era
    tarde d +, ele tinha entrado em sites
    q nqo era da idade dele, dai eu falei
    q ia contar pra mae dele, ele me disse q
    se eu contasse ele ia me ``REBENTA A CARA´´
    mas nao adiantou nada, eu contei mesmo assim
    e ele nao me ``REBENTO A CARA´´
    EU ACHO Q É PQ ELE TEM MEDO D MIM
    !!!!
    rsrsrsrsrsrs

    xau!!até!!

    bjs ♥by.a♥:S-

    ResponderExcluir
  30. E aí Tio Catatau
    Que Deus abençoe este ministério de ouvir uma geração que têm sofrido pressões de todos os lados. Que Ele possa capacitá-los a ajudar esta turminha.
    Abraços
    Shalom
    Chuck Norris

    ResponderExcluir
  31. Tiooos...
    Descobri q eu sou uma pressão negativa no Jr Five... tipo não que eu não queria mas os meninos da banda RDH.. são lindos... em especial o baixista, as vezes vou na igreja só pra vê ele! Tava incentivando as meninas passarem comigo para os adols, mas agora eu vou ser diferente, vou fika no juniores até eu ter idade para ir para os adols, tbem a tia do pg me deu um toke...falou q eu sou muito nova para querer namorar, e fika pensando nessas coisas... vlw tia, agora vou tentar ser uma menina normal de 11 anos, orem por mim!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  32. pera aí, já virou Catatau?? aquele do Zé Colméia??? kkkkkkkkkk brincadeira gente!

    só agora eu consegui postar alguma coisa aqui!
    mas fiquei feliz com os comentários da galera... e pela paixão por Jesus de cada um!
    este assunto está terminando, mas vale lembrar que em Jesus somos mais do que vencedores, então quem poderá nos vencer???... em todos os aspectos da nossa vida temos que ter esta verdade em nosso coração!
    amo vcs demais da conta!

    Tia Vivi

    ResponderExcluir
  33. OIII TIO DOUGLAS EU JÁ SOFRI VARIOS TIPOS DE PREÇÃO A MAIORIA DELAS FOI NA ESCOLA TIPO ASSIM A GALERA DA ESCOLA FICA DANÇANDO FUNK DAI ELES FICAM ASSIM VEN DANÇAR TAINARA DAI EU FALO ASSIM NÃO NÃO TO AFIM DAI ELES FALAM VEM É LEGALDAI EU FALO EU NÃO TO AFIM DAI ELES FALAM TAINARA DANÇAR NÃO TEM PROBLEMA DAÍ EU VOU E DANÇO PORQUE SE NÃO EU NÃO VOU PERDER MINHASAMIZADES MESMO QUE SEJAM FALSAS...

    BEIJOS AMO VCS

    MEU NOME:TAINARA

    TENHO:11 ANOS

    ResponderExcluir
  34. oi tio do junior five eu pasei varios tipos de presão como minhas amigas ficam me emchendo o saco porque eu tenho que ir na balada dansar fanque mas eu falo que não e ficam gosando de mim mas eu tento iginorar mas de tanta raiva,não querem nem olhar para mim quando pédem desculpas eu aseito. ator desconhesido 10 anos

    ResponderExcluir
  35. meu nome e:lucas grangeiro
    tem uma minina da minha sala que todos os dias pede para ficar com migo mas eu nao quero e meus amigos sempre falam pra min ficar e eu estou em duvida?.....

    ResponderExcluir
  36. ola tios
    eu sofro uma pressao muito grande pois eu gosto do jonatan ele e lindooooo!o baixista da banda rdh.tio se nao sabe o que aconteceu no acampamento do ano passado ele foi tirar a camisa ai eu gostei dele pois aquele corpinho lindo!
    Me disculpe mais tenho que confessar
    bjs!pesso desconhecida?

    ResponderExcluir
  37. tio essa história de tentação é meioo complicado mas de qualquer geito eu sofro.muitas vezes eu tenho TIPO a tentação de colar nas provas mas sei que Deus estah mi olhandu entau eu paro e penso e vo estudah tambem temho a tentação de ficar com os garotos da minha escola as minhas amigas TIPO ficam me zuandu pour eo naum fica com ninguem ai elas emplorão mais eu sei que Deus naum gosta dissu entau mais uma veiz eu naum faço!!valeu di novo pour terem feito um tema daora!!!

    luh

    ResponderExcluir
  38. tio dexa queto o ultimo coment!!fiz nu lugar erradu aushaushaushaush...

    ResponderExcluir
  39. tius tem um garoto que gosta de mim na minha série e eu não acho ele muito legal!
    o que devo fazer?

    ResponderExcluir
  40. este lugar e uma verdadeira paz,passamos a semana comentando em casa do plug,a palavra de Deus presente em nossos corações,quando acontece algo de ruim com meus pais,eles meio nervosos,falamos rapidamente na palavra que foi dita aí. confiamos cada vez mais em Deus,e que Jesus continue presente em cada coração de voces. LUCAS E LUAN

    ResponderExcluir
  41. e aí tio bele!!!!!!tipo o acampa esse ano foi de + serio tipo o local foi bem divertido ; mas q pena q ano q vem ñ estarei + nos juniores mas tudo vale a pena eu sei q no acampa do adols vou ser muito zoado mas tipo tenho certeza q vai ser muito divertido(ñ tanto quanto o do juniores mas eu tenho certeza q vou aproveitar bem!!!!falou vou ficando por aqui falou!!!!!

    ResponderExcluir
  42. oi gente amo vcs rs
    tio eu gosto da britnay spears, mais agora ñ gosto muito pq ela e meio *indecente* , eu tb gostava to harry potter e da rhiana.Mais eu ñ gosto mais , acho que sou fanatica demais da conta quero jogar fora meus cds da britnay mais eu ñ consigo



    ass:brenda

    ResponderExcluir
  43. adorei essa serie! foi muito legal,e vcs estão com series muito legais xD

    ResponderExcluir
  44. Ester :
    Nossa,AMEI essa serie! Ajudou muito e
    Muito brigada!
    Ja volteie mesmo depois de 3 anos ainda ajuda muito!
    Brigadão !
    Ester m. S. Belo

    ResponderExcluir